Porque razão Alexandrina Barbosa é espanhola?
Há alguns dias atrás, num dos comentários a um texto nosso, um leitor desafiou-nos a escrever as razões pela qual Alexandrina Barbosa se naturalizou espanhola e saiu da seleção portuguesa. Aceitamos esse desafio e vamos aqui deixar a nossa opinião sobre esse polémico tema. Para quem não sabe, Alexandrina Barbosa é só uma das melhores jogadoras do mundo… Há razões de 2 ordens: Uma de ambição da atleta e outra das fracas condições proporcionadas pela seleção nacional. Comecemos por estas últimas. Quando Alexandrina representava Portugal, as condições dadas às atletas eram muito más. Aquilo que as atletas recebiam por cada dia de estágio era menos de metade do que recebem agora. Não havia qualquer cuidado com os equipamentos das atletas, sendo equipamentos dos masculinos, com tamanhos muito acima daqueles que elas vestiam. Era assim que a FAP (na altura ainda se chamava FPA) tratava as suas selecções femininas. Aliás, uns anos antes a FAP suspendeu as selecções femininas, o...