Soraia Fernandes: “Devo ao Ulisses Pereira parte do que sou hoje”







Soraia Fernandes é a atual líder do ranking oficial MVP da FAP. Não nos surpreende porque no início da época considerámo-la uma das mais decisivas jogadoras do campeonato. É uma surpresa para si liderar o ranking?

Claro que sim, é sempre uma boa surpresa saber que, estatisticamente, estou a liderar. O campeonato ainda agora começou, mas espero fazer o melhor para continuar num bom patamar, dado a qualidade de muitas jogadoras atualmente no nosso campeonato, especificamente na minha posição.

A Soraia certamente leu a análise que fizemos no início da época quando a considerámos a estrela do Alavarium. O que concorda e discorda dessa nossa análise?

Sim, li a análise que me fizeram, e sim concordo com tudo o que foi referenciado. Sei que tenho os meus pontos fortes e os meus pontos fracos, mas estou focada no objetivo de melhorar os fracos e reforçar os fortes. Realço aqui o facto de estarem a fazer um trabalho que acho extremamente produtivo para o andebol feminino.

A Soraia é uma das poucas sobreviventes da última época do Alavarium. Acredita que com uma equipa tão renovada, o clube pode chegar ao título esta época?

Sem dúvida, somos uma equipa totalmente renovada, mas acredito muito no potencial das minhas companheiras e na possível ascensão do Alavarium, fazendo frente ás equipas candidatas ao título. Acho que ao longo dos jogos, já se tem notado uma boa evolução e entrosamento da equipa.

Mariana Lopes, na entrevistada dada ao nosso blog, apontou a Soraia como a jogadora portuguesa que gostaria de ver jogar no estrangeiro. Tem essa ambição?

Tenho essa ambição, acho que qualquer jogadora gosta de jogar em "grandes palcos". Jogar no estrangeiro será sempre uma opção, pois adorava competir entre as melhores. Resta só, encontrar a oportunidade e o momento certo.

Qual é, para si, a melhor jogadora portuguesa?

Existem várias jogadoras que têm características muito fortes, sendo por isso dificil escolher só uma, mas optando por uma da minha posição, é a Helena Soares.

Qual o treinador que foi mais importante para a sua evolução como jogadora?

O treinador a quem agradeço por tudo o que fez por mim e por toda a confiança que depositou em mim e na minha evolução, é sem dúvida o Ulisses Pereira. Foi ele que apostou e me puxou para a primeira divisão de seniores. A ele devo parte do que sou hoje. Claro que ao longo do meu percurso, todos os treinadores que tive tiveram a sua importância, e desde já agradeço a todos eles.

O seleccionador nacional tem afirmado que daqui a 3 ou 4 anos, a selecção sénior portuguesa pode lutar por um apuramento para uma grande competição. Acredita nisso?

Acredito muito na seleção que represento neste momento, acho que temos feito frente a enormes seleções e evoluído bastante, tendo sempre um grupo consistente e muito unido. Daqui a 4 anos podemos ser apuradas para uma grande competição? Certamente temos tudo para isso, contando que as jogadoras que atualmente pertencem ao plantel continuem a prática da modalidade.

Tentando conhecer um pouco mais da Soraia fora do campo…

Viagem de sonho: Hawaii
Comida preferida: Bacalhau à Lagareiro
Outros desportos: Polo aquático
Série de TV preferida: Anatomia de Grey
Animal favorito: Panda.

Para finalizar, quem é para si o principal candidato ao título?


Madeira Sad.

Comentários