Entrevista a Catarina Sampaio






Catarina, depois de tantos anos na modalidade, finalmente chega a uma equipa que luta pelos títulos. Foi surpreendida pelo convite do Alavarium?

Posso dizer que fiquei surpreendida e feliz.

O que encontrou de diferente num clube que luta por títulos em relação aos outros clubes onde esteve?

Bem, a diferença centra-se mais na organização do próprio clube, que nos proporciona todas as condições para que tal possa acontecer.
No entanto, ressalvo que em termos andebolísticos, quando jogamos e treinamos temos sempre a ambição de ganhar. Já passei por clubes com diferentes objetivos, desde a luta pela permanência na primeira divisão, mas também clubes com a ambição da conquista dos primeiros lugares e, em ambos, as equipas poderiam não ter as melhores individualidades, mas, por isso mesmo, o treino exigia dedicação e empenho, tanto como num clube que luta por títulos.
Por isso, para mim, a diferença está essencialmente na gestão e organização do próprio clube.

Qual o treinador que mais a marcou?

Esta é uma pergunta difícil de responder pois já tive vários treinadores e todos eles me ensinaram muito e marcaram de alguma fora. Para nomear alguém vou ter de ir aos meus primórdios do andebol, às pessoas que me incutiram esta paixão e bichinho que não tem fim. As minhas primeiras treinadoras Sandra Neto e Mariana Carvalho.

Se a memória não nos falha, a Catarina foi convocada pela primeira vez para a seleção sénior há 2 anos. Ficou desiludida por Ulisses Pereira não manter a aposta em si?

Claro que não! Pelo contrário, a ida à seleção sénior foi uma das mais agradáveis surpresas que tive no Andebol nos últimos anos. Tenho noção da qualidade das atletas que lá estão e isto foi sem dúvida, para mim, um desafio e incentivo para trabalhar mais e melhor.

A Catarina trabalha no desporto universitário. Por que acha que há tão pouca articulação entre o desporto universitário e o desporto federado em Portugal, nomeadamente quando as fases finais universitárias coincidem com momentos decisivos da época dos clubes?

Eu trabalho na Universidade do Porto e esta também é uma questão que nos preocupa bastante. No entanto, não sei o porquê desta falha de articulação, que efetivamente existe, e só prejudica o desenvolvimento e crescimento quer do desporto universitário quer do desporto federado.

Qual foi a melhor jogadora com quem já jogou?

Gostava de referir muita gente mas vou destacar uma que ainda joga e bem! Filipa Correia.

Quem é, para si, a melhor jogadora portuguesa da atualidade?

Mariana Ferreira.

Se não fosse andebolista, que outro desporto se imaginaria a praticar?

Sinceramente acho que nenhum. Mas tenho alguma curiosidade pelo Rugby 7.

Conhecendo um pouco mais da Catarina fora do campo:

Restaurante preferido: Depende do que me apetece comer :) Mas vou destacar o Nascente do Corgo, em Vila Pouca de Aguiar, no qual se pode provar dos melhores pratos típicos da região norte.

Filme preferido: É difícil destacar um, mas nos últimos anos talvez “Intouchables”, Amigos Improváveis

Música preferida: Wish you here, Pink Floyd

Figura história preferida: Madre Teresa de Calcutá

Desportista preferido: O nosso Cristiano Ronaldo

Série preferida: How I met your mother

Comentários