Ana Andrade: "Senti revolta"





A Ana foi eleita, com toda a justiça, a melhor jogadora do campeonato na época 2015/16. E depois dessa grande época em que se sagra campeão pelo Madeira Sad fica uns meses sem jogar e regressa à competição no Sports Madeira. De quem foi a vontade de abandonar o Madeira Sad: Da Ana Andrade ou da administração da Sad?

Da minha parte nunca houve vontade de abandonar o clube, até porque, joguei nesse clube mais anos do que na AD Sanjoanense e Col. Gaia juntos. Sei que dei muito a esse clube e que saí de cabeça erguida e consciência tranquila (este último para mim o mais importante). Estas são as únicas palavras que merecem ser ditas da minha parte.

O que sente quando joga contra o Madeira Sad?

Se dissesse que não sentia nada mentia, como mentirosa não sou... Senti revolta. Nunca pelas jogadoras, pois desse lado tenho pessoas a quem chamo de amigas, mas pela forma como fui tratada durante 1 época inteira por alguém que não merece que lhe dê 1 minuto de importância do meu dia ou uma palavra da minha parte.

Esta época, começando desde o início, podemos ter a Ana Andrade como melhor jogadora do campeonato de novo?

Nunca trabalhei com o objetivo final de ser considerada melhor jogadora. Sempre me foquei em melhorar dia para dia para poder ajudar a minha equipa a estar no topo. O meu objetivo é ajudar a equipa e se daí advém mais alguma coisa claro que fico feliz, como fiquei, mas não é um foco meu.

O Sports Madeira se tem conseguido manter as jogadoras que saíram e com o reforço da Cláudia Aguiar e Andreia Andrade podia lutar por ir à final do campeonato?

Só posso dizer uma coisa… só faz falta quem está. Não ponho em causa o valor das pessoas que saíram, mas se saíram foi porque acharam que era o melhor para elas, portanto vamos trabalhar com quem temos e atingir os objetivos que o clube tem. E claro que como todas as outras equipas, a nossa entra sempre em campo para vencer e quando assim é ….tudo é possível.

O que seria, nas atuais circunstâncias, um bom lugar para o Sports Madeira no final do campeonato?

Os objetivos foram apresentados e é por eles que vamos lutar… em primeiro lugar o objetivo é comum a todas as equipas. Um lugar nos 8 primeiros. Depois desse objetivo cumprido o objetivo é sempre obter melhor classificação que no ano transacto.

Nos últimos anos, várias têm sido as jogadoras portuguesas a tentar a sua sorte no estrangeiro, umas com sucesso outras nem por isso. A Ana nunca se sentiu tentada a arriscar uma aventura no estrangeiro?

Sentir atraída senti, mas sempre tive outros objetivos de vida. Na minha vida de desportista sempre defini objetivos e metas a cumprir e esse de jogar no estrangeiro, nunca esteve muito presente na minha “lista”. Tive várias propostas, mas acabei por as rejeitar.

A Ana, apesar de ainda ter muitos anos como jogadora pela frente, tem já muitos anos ao mais alto nível pois começou a jogar bastante cedo nas seniores. Qual seria o 7 ideal das jogadoras com quem teve o prazer de jogar?

Tive várias propostas, mas acabei por as rejeitar. Será injusto fazer o 7 ideal, pois tive o prazer de jogar e treinar ao lado de grandes atletas, mas assim o farei – Virginia Ganau, Ana Seabra, Regina Ferreira, Renata Tavares, Alexandrina Barbosa, Juliana Sousa e Mariela Gonçalves. Faço ainda referência para Cristina Gomes, Marta Loureiro, Ana Sousa, Fernanda Carvalho, Esmeralda Gouveia,Márcia Abreu, Andreia Ramos,entre tantas outras.

Qual é para si, actualmente, a melhor jogadora portuguesa?

Renata Tavares – pode ser apelidada de mau feitio, mas para mim já está mais do que na hora de darem o valor a esta atleta, uma vez que, tem demonstrado que por mais que os anos passem mantém o nível.

A Ana já é treinadora. Quando deixar de jogar e se dedicar em exclusivo ao treino, gostaria de treinar uma equipa feminina ou masculina?

Neste momento como treinadora estou quer com femininos, quer com masculinos. Sempre trabalhei com o andebol feminino (formação) e gosto, mas bem sei que o andebol masculino é diferente. Mas, penso que o importante é sabermos lidar com os atletas o resto são pormenores. São desafios diferentes e quem gosta de desafios está sempre pronto para tudo. Assim sou eu.

Quem é, para si, o principal candidato ao título?

Os candidatos provam-se dentro de campo. Há equipas com mais individualidades capazes de fazer a diferença, mas isso não é tudo. Já vi grandes equipas ditas campeãs antes de terminar o campeonato e a ficarem pelo caminho. Mas se falarmos em equipas com maior capacidade pela capacidade individual das atletas e pelo conjunto que têm posso salientar 2 equipas – Colégio de Gaia e o Madeira SAD.

Que treinador mais a marcou?


Todos os treinadores marcam positiva ou negativamente. Com todos aprendi com todos cresci, salientar um pode ser injusto para todos os outros, mas vou salientar o Manuel António (primeiro treinador) a verdade é que se não fosse ele, não estaria a praticar esta modalidade e não gostava desta modalidade como gosto.

Comentários