Análise à Juve Lis



A Juve Lis tem sido uma presença regular na PO9, embora sem espaço para atingir os lugares cimeiros. O ascender do Colégio João de Barros no panorama sénior nacional retirou espaço à outra equipa da região de Leiria para poder crescer.  O clube do Lis é uma das referências da formação feminina em Portugal, faltando depois os euros para poder potenciar essa sua formação, perdendo algumas das suas melhores atletas como foram o caso de Ana Gante ou Carolina Silva.

Apesar do assédio do Sir 1º de Maio, a Juve Lis conseguiu assegurar a continuidade das suas principais jogadoras, conseguindo ainda alguns reforços, dos quais destacamos Joana Espinha (ex-Sir 1º de Maio) e a cabo-verdiana Leila Sofia. No fundo, a Juve Lis é um clube de formação, tem sido essa a sua história no andebol feminino e isso tem a vantagem da continuidade estar sempre assegurada, mas coloca sempre limitações em termos dos primeiros lugares da tabela classificativa.

Pontos fortes: - Defesa. A Juve Lis tem uma das mais sólidas defesas do campeonato e os números não mentem, tendo sido a 5ª defesa menos batida do campeonato passado; - pontas de qualidade. Um clube de meio da tabela que conta com a internacional Francisca Marques e com Ana Fonseca está muito bem servido nesta matéria; - Experiência

Pontos fracos: - Ataque. Um ataque lento e excessivamente prolongado, fazem da Juve Lis uma equipa muito previsível, em termos ofensivos; - Falta de uma estrela no ataque. A Juve Lis precisava de ter uma jogadora que desequilibrasse em termos ofensivos, criando espaços para as colegas. A equipa é homogénea e equilibrada, mas falta um “abre-latas”.

7 previsivelmente mais utilizado: Carolina Costa, Ana Fonseca, Kelly Rodrigues, Rita Chaves, Joana Espinha, Francisca Marques e Sara Gonçalves. Acreditamos que também terão bastantes minutos de jogo, Patrícia Mendes, Juce Cabral e Leila Sofia.


Prevemos que a Juve Lis repita o 7º lugar da época passada. Acreditamos que a equipa é bem mais forte que as equipas que irão ficar de fora dos play-offs, mas é difícil ir além deste lugar. E é importante que a Juve comece a época bem melhor do que na época passada, onde o começo desastroso condicionou toda a época.

Comentários

  1. Que primeiros lugares são esses que se referem, dos quintos para cima, dos quartos...?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário