Análise a João Florêncio Jr.




Tal como referimos na análise à equipa, Uma das grandes questões é tentar perceber-se se se vai manter a dupla técnica constituída pela família Florêncio – João sénior e João junior. Na época passada, o Assomada conseguiu alterar muitos jogos, de forma a evitar que eles coincidem com os jogos dos seniores masculinos do Belenenses, equipa treinada pelo pai Florêncio. Esta época, na 1ª divisão feminina, será mais difícil essa alteração de datas, pelo que vamos assumir que será o filho a assumir o comando técnico da equipa.

João Florêncio Jr. Teve experiências em Angola e, antes de ingressar no Assomada, era o responsável pela equipa sénior masculina do Belenenses até ser substituído no cargo pelo seu pai (embora, em teoria, tenham feito uma dupla técnica). O Assomada é um projeto desafiante para qualquer treinador porque o potencial é imenso mas a estrutura organizativa do clube é muito fraca. Veremos até onde pode levar este Assomada.

Pontos fortes:- Organização ofensiva. As suas equipas são, tradicionalmente, bem arrumadas e organizadas, algo importante para colocar travão ao jogo intuitivo da maior parte das atletas do Assomada; - Capacidade de arriscar. João não tem problemas em arriscar, algo que falta a muitos treinadores.

Pontos fracos: - Contra-ataque demasiado complexo. A utilização das jogadoras pivots como ponto de apoio no contra-ataque faz complicar muitas vezes a simplicidade do contra-ataque; - 6x0 pouco utilizado. João tem mais apetência por outros sistemas defensivos mas na 1ª divisão feminina, dada a falta de atiradoras, o 6x0 é o sistema mais eficaz.


Resumindo, vamos ver se será mesmo João Florêncio Jr. a assumir o comando do Assomada. Depois de um período ao lado do seu pai, acreditamos que é altura de voltar a afirmar-se a solo.

Comentários