Análise ao Santa Joana





No primeiro mês da existência do Andebol Salto Alto escrevemos um artigo sobre o Santa Joana e sobre o ultimato que a maior parte das jogadoras teria feito como exigência para continuarem. Depois de um comentário de uma jogadora e de um e-mail de outra jogadora, contrariando o que escrevemos, decidimos fazer mea culpa e retirar o artigo. Afinal de contas, eram duas jogadoras com alguns anos de casa e nós devíamos estar erradas. Só que afinal praticamente todas as jogadoras mais antigas saíram, excepto 3. Ou seja, afinal o artigo estava correto e o Santa Joana viu as suas principais jogadoras saírem.

Depois de muitos anos consecutivos na 1ª divisão, o Santa Joana apresenta-se este ano com um plantel muito inexperiente e, na nossa opinião, sem a qualidade necessária para garantir a permanência. Hugo Vieira precisa de conseguir operar um pequeno milagre para poder dar a volta à situação, ou então conseguir ainda mais alguns reforços para a equipa.

Temos pena do que está a acontecer ao Santa Joana. Um clube com tradição, bem financiado pela Câmara da Maia e que, curiosamente, nos últimos anos voltou a trabalhar muito bem na formação, como fazia há uma década atrás. Por isso, é triste ver um plantel construído em cima do joelho, indo buscar jogadoras de escalões de formação e até algumas jogadoras veteranos para construir um plantel que, na nossa opinião, é entregue aos lobos.


Prevemos que o Santa Joana terminará no último lugar da classificação. Conseguir a manutenção será um grande milagre dos treinadores e das atletas que, estamos certos, tudo darão para conseguir tal façanha.

Comentários