As estrelas do Sir 1º de Maio






A ESTRELA: Neuza Valente. Apesar de ser uma jogadora unidimensional (remate à baliza), é a jogadora mais determinante da equipa e caso tivesse saído (esteve por um fio o seu regresso ao JAC), a ambição do Sir 1º de Maio teria que ser bem menor.

Pontos fortes: - Capacidade de remate. Neuza consegue remata em quase qualquer situação, tem força e um faro de golo como poucas em Portugal; - Capacidade física. Neuza não é fácil de travar quando aparece embalada e a defender usa bem o corpo.

Pontos fracos: - Pouco sentido coletivo. Neuza só tem olhos na baliza e nem sempre é fácil jogar ao seu lado; - Quando as coisas começam a correr mal, Neuza facilmente perde concentração e eficácia.

As outras 2 estrelas: - Telma Amado. É a grande contratação desta época, um regresso a Portugal de uma das presenças assíduas na seleção nacional.

Pontos fortes: - Defesa. Telma é na nossa opinião a melhor defensora portuguesa e isto diz tudo das suas qualidades neste campo do jogo; - Capacidade ofensiva: Telma evoluiu muito nesta matéria e o Sir tem que trabalhar muito para conseguir aproveitar a sua capacidade ofensiva; - Experiência internacional.

Pontos fracos: - Condução de bola no contra-ataque. Como a maioria das pivots grandes,  ter a bola na sua mão no desenvolvimento do contra-ataque não é uma boa ideia; - Algum uso excessivo do corpo nos bloqueios que é permitido lá fora, cá normalmente é sancionado com faltas ofensivas, veremos como Telma se adapta a este estilo de arbitrar em Portugal.

- Diana Roque. A guarda-redes internacional portuguesa continua a ser uma das estrelas da equipa, apesar de na época passada ter repartido na maior parte dos jogos os minutos com Isabel Cardoso. Mas na hora da verdade foi Diana que esteve na baliza.

Pontos fortes: - Remates em situação de 1x0. Diana Roque é especialista em defender contra-ataques e remates aos 6 metros, galvanizando a equipa; - Colocação de bolas em contra-ataque. Na nossa opinião, é a melhor portuguesa neste aspecto e nem sempre o Sir a rentabiliza nesta matéria como seria possível.


Pontos fracos: - Estatura média. Algumas bolas altas, sobretudo nos remates de primeira linha, não defende por esta limitação; - Remates de ponta. Insegura neste aspeto, sofrendo por vezes golos com ângulo muito reduzido. 

Comentários