As estrelas do Colégio de Gaia

                                       



A ESTRELA: Helena Soares. Nem sempre tem o destaque mediático de outras jogadoras como Patrícia Lima ou Bebiana Sabino mas, na nossa opinião, Helena Soares é a grande estrela do Colégio de Gaia, apesar de ser difícil destacar alguém numa equipa recheada de tantos valores.

Pontos fortes: - Espírito competitivo. Helena é uma das atletas que mais prazer nos dá ver jogar, tal a atitude e intensidade que coloca em jogo e é a alma do Colégio de Gaia; - Pega de bola. Quando joga na posição de pivot, apesar da sua baixa estatura, consegue receber bolas incríveis dada a sua fantástica recepção; - Versatilidade. Na época passada foi utilizada quer a pivot quer a ponta esquerda, mas de vez em quando também é chamada a jogar a central. A sua versatilidade é tão grande que poderá jogar em qualquer posição. Helena Soares não sabe jogar mal.

Pontos fracos: - Baixa estatura. Para ser a estrela das campeãs nacionais sendo baixa, é porque Helena Soares tem um talento e atitude enormes, mas é evidente que a sua baixa estatura lhe introduz algumas limitações no seu jogo, sobretudo a pivot; - Quando joga a ponta, ainda tem algumas limitações técnicas ao nível dos recursos de remate, por ser uma posição onde não tem muitas rotinas no passado.

AS OUTRAS 2 ESTRELAS: -Patrícia Lima. Uma das melhores jogadoras do campeonato e, provavelmente, a mais popular jogadora do campeonato português dada a sua boa gestão de imagem.

Pontos fortes: - Excelente sentido de liderança, capaz de conseguir comandar o jogo de ataque da sua equipa; - Boa visão de jogo. As suas assistências para as pivots são um dos aspetos mais fortes do seu jogo; - Excelente defensora. Apesar das suas capacidades ofensivas serem o aspeto do jogo que as pessoas mais destacam, Patrícia Limas é uma ótima defensora e fundamental no esquema defensivo do Colégio de Gaia.

Pontos fracos: - Remate pouco potente. Apesar de ser uma jogadora alta e que poderia fazer a diferença ao nível do remate da primeira linha, o seu remate é pouco potente; - Dificuldade em atacar defesas mais abertas.

- Jéssica Ferreira. Depois de uma grave lesão, Jéssica tem estado em grande nível na última época e meia e foi uma das grandes responsáveis pelo título do Colégio de Gaia. Quando a Guarda-redes madeirense está bem, é muito difícil derrotarem as campeãs nacionais.

Pontos fortes: - Remates de ponta. A estratégia do Colégio de Gaia passa muito por fechar a zona central e dar mais espaço nas pontas e isso apenas acontece porque Jéssica Ferreira é uma enorme dor de cabeça para as pontas contrárias, onde tem uma elevada eficácia; - Segmentos de grandes dimensões. Com braços e pernas grandes, Jéssica consegue chegar a todo o lado e parar bolas impossíveis; - Forte nos grandes momentos. Jéssica é uma jogadora de grandes momentos, onde parece que defende ainda melhor.


Pontos fracos: - Remates de primeira linha. Jéssica continua a ser uma Guarda-redes acima da média neste capítulo mas é aquele onde não se destaca tanto das outras; - Perda de concentração depois de um golo habilidoso. Depois de sofrer um chapéu ou uma rosca, Jéssica perde um pouco a concentração e baixa o seu rendimento.

Comentários