Entrevista a Aurora Prata





Aurora Prata, com apenas 19 anos, foi por nós eleita como uma das jogadoras do 7 ideal da semana. Começou a carreira no Lagoa, esteve dois anos no Porto Salvo e ingressou esta época no JAC. Sendo a sua primeira época na 1ª divisão, estava à espera de integrar o 7 ideal da semana no seu jogo de estreia?

Não, não estava à espera pois era o meu primeiro jogo pelo o JAC e estava muito nervosa. Queria fazer boa figura como podem imaginar e graças a Deus correu bem.

Que diferenças encontrou na realidade de 2 clubes como o JAC e o Porto Salvo?

São dois clubes muito distintos. Tanto no Porto salvo como no JAC fui muito bem recebida. No Porto salvo jogava tanto nas juniores como nas seniores e já aí se senti a diferença da 1 divisão (juniores) para a 2 divisão (seniores), pois a competição nas seniores não era muita, era mais fraca. No JAC é tudo mais "exigente", não tirando nenhum crédito ao porto salvo, longe de mim, mas já senti uma grande diferença de um clube para o outro. O andebol é muito diferente, a visão do andebol na minha opinião é mais ambígua. Aprendi muito no Porto salvo, evoluí bastante como jogadora e como pessoa. Não deixando de agradecer à minha treinadora Micaela Califórnia que foi como uma mãe para mim no Porto Salvo. E agora no JAC espero evoluir ainda mais e quem sabe chegar mais longe como atleta.

No Porto Salvo atuava na primeira linha, mas nesta estreia no Jac jogou a ponta direita. Em que posição prefere jogar?

Para ser sincera prefiro jogar na primeira linha, nos laterais, tanto no direito como no esquerdo. Mas isso para mim não é importante, sou uma jogadora que joga em qualquer lado, o que me interessa é jogar e ajudar ao máximo a minha equipa, seja em que posição for.

Qual a sua jogadora portuguesa preferida?

Érica Tavares sem dúvida, é uma máquina.

O que gosta de fazer nos seus tempos livres?

Nos meus tempos livres oiço música, vejo TV, coisas de adolescentes.

Qual o seu filme preferido? E a sua série?

Filme preferido The Notebook,não tenho series favoritas.

Na sua opinião, porque é que o Algarve não tem uma equipa senior na primeira divisão?

É muito difícil manter uma equipa no Algarve. Não há competição no sul, temos 3 equipas no máximo para competir durante a 1 fase, o que é muito mau, acaba por não existir uma evolução como no centro e no norte do país. Também acho que não é dada a devida atenção aos clubes do sul, já houve muito talento desperdiçado no Algarve, muito mesmo, o que é uma pena. Outro motivo é também pelas melhores universidades estarem em Lisboa e no Porto, o que leva as atletas deslocarem se para longe e ser impossível formar uma equipa. Sendo eu formada no Lagoa Académico clube senti muito isso, o que é uma pena, porque levo este clube no coração e o meu grande treinador Pedro Pacheco também, devo lhe muito mesmo, tem estado sempre aqui para mim independentemente das minhas escolhas.

Qual é o seu grande sonho em termos de andebol?

Um sonho de qualquer atleta acho, representar a seleção nacional.

Acredita que o Jac se vai conseguir manter na primeira divisão?


Sim acho, temos equipa para não descer e vamos fazer de tudo para que isso não aconteça, pois já mostramos que temos muita garra e ambição. Temos uma grande margem de evolução quer a nível individual como coletivo, e com o tempo cada vez seremos mais fortes! Penso que ainda vai haver muitas surpresas neste campeonato e em relação ao JAC espero que sejam sempre surpresas positivas.

Comentários