Carlos Neiva: "O Colégio de Gaia e o Madeira SAD são os dois candidatos ao título"





O Alavarium surge com um plantel praticamente todo renovado. Foi opção das atletas quererem sair ou o clube decidiu renovar-se?
Como é sabido duas atletas tiveram propostas e optaram por sair pois seria impossível igualar essas mesmas propostas. Quanto às restantes, algumas optaram por sair e noutras situações o Clube optou por não renovar com outras. Teve que haver uma reestruturação e acima de tudo ter um grupo mais completo e com mais soluções apostando na mesma na juventude e integrando 4 ou 5 juniores.

Apesar das boas contratações efetuadas, sente que a saída de Isabel Góis e Mónica Soares impedem o Alavarium de ser candidato ao título ou esse continua a ser um objetivo do clube?
Claro que são duas atletas de grande qualidade e que foram reforçar um adversário direto nosso nestes últimos anos. O Alavarium joga sempre para ganhar e pela melhor classificação possível, claro que tendo um grupo novo terá primeiramente que integrar e consolidar o que se pretende tática e tecnicamente para ganhar. A ambição e qualidade das atletas é grande e conforme já disse antes alvejamos a melhor classificação possível sempre.

Acreditamos que terá lido a nossa análise ao seu trabalho, com que pontos discorda da nossa opinião?
Sim li e não irei concordar ou discordar pois trata-se de uma opinião e como tal respeito.

O público do Alavarium é reconhecido como um dos mais entusiásticos da 1ª divisão feminina. Porque acha que isso acontece? Sempre foi assim?
Desde a formação que se vive muito o espírito do Alavarium e das AlaGirls e nos últimos anos com os resultados e crescimento que o Clube teve ainda mais se tem verificado este apoio e energia que ajuda a equipa muitas vezes a superar-se. É o nosso 8º jogador como se costuma dizer. A empatia entre as atletas seniores as atletas da formação e pessoas que rodeiam o Clube torna-nos uma família, mobilizando todas as pessoas a acompanhar cada vez mais não só a nossa equipa Sénior como todos os outros escalões. Já quando eu era jogador do Alavarium, tanto na formação como nos seniores masculinos isto se verificava no masculino. Juntando esta família toda (masculinos e femininos) faz com que o Clube se torne cada vez mais sólido e forte.

Teve, ao longo da sua carreira, algum treinador que o tenha marcado?
Sim, na minha formação como jogador tive um treinador, Pedro Lagarto, que me fez crescer e evoluir como jogador e pessoa; nos últimos anos Ulisses Pereira com quem trabalhei desde que iniciou o projeto do Alavarium LoveTiles nas seniores femininas na segunda divisão tendo-o acompanhado até ao bicampeonato. É um grande treinador e que vive Andebol sete dias por semana e sempre interessado em evoluir e aprender mais e mais. Além de treinador é um amigo com quem sempre aprendi e continuo a aprender.

Qual é para si a melhor jogadora portuguesa da atualidade?
Não é uma resposta fácil, mas posso dividir em três escolhas. A melhor jogadora a jogar fora de Portugal atualmente para mim Mariana Lopes, em Portugal atualmente Mónica Soares e desde que estou ligado ao Andebol Feminino Renata Tavares por tudo o que fez e continua a fazer depois de tantos anos ao mais alto nível.

Acha que os critérios de nomeações para os jogos da PO9 são corretos ou por vezes o Conselho de Arbitragem desvaloriza o feminino?
Quanto a isso não vou tecer grandes comentários pois penso que a qualidade da arbitragem tem melhorado e se queremos ter mais e melhores duplas elas têm que apitar jogos das primeiras divisões para poderem evoluir.

Qual seria para si o 7 ideal do campeonato passado?
PE:  Soraia Lopes, LE: Mónica Soares, C: Patrícia Lima, LD: Érica Tavares, PD: Francisca Marques, PV: Soraia Fernandes, GR: Jéssica Ferreira

Vasco Ramos tem tecido duras críticas ao fato do Alavarium ter contratado Daniela Mendes. Como encara essa situação?
Penso que seja uma situação normal pois nenhum treinador gosta de perder atletas. É uma atleta com toda a formação feita no CA Leça e de grande qualidade e o Clube achou que seria uma boa aposta para este novo projeto. Acaba por ser reconhecido o trabalho que o CALE faz na formação com muitas e boas atletas e que a Daniela irá agora mostrar no Alavarium onde poderá continuar a evoluir tal como vinha a fazer no CALE anteriormente.

Quem é para si o principal candidato ao título?
Não destacaria um, mas sim dois candidatos ao título, o Colégio de Gaia pois é o campeão atual e o Madeira Sad pelo seu histórico e grupo que tem este ano com variadíssimas soluções, ambos orientados por duas boas treinadoras.

Se pudesse escolher uma jogadora top mundial para integrar o plantel do Alavarium, qual seria?
Para o plantel do Alavarium escolheria Nora Mørk.

Comentários

  1. Esta pergunta é diretamente para o Neiva.
    Como é que refere a Renata Tavares como uma das melhores jogadoras de Portugal mas não a menciona no 7?
    Só mesmo para não parecer mal nenhuma das atletas do ala estar la?

    ResponderEliminar
  2. Onde é possível ler as críticas do Vasco Ramos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler não sei mas ele diz isso a todas as pessoas do andebol feminino...

      Eliminar

Enviar um comentário