Análise da semana




Foi uma semana de surpresas e uma delas uma enorme surpresa! Poucos jogos, mas a prova de que este campeonato tem tudo para ser bastante interessante.

Comecemos por falar no jogo disputado a meio da passada semana entre Santa Joana e Colégio de Gaia. Com exceção dos primeiros 10 minutos em que o jogo foi equilibrado, a partir daí a diferença foi enorme, com o 6-18 ao intervalo a mostrar o que viria a ser o jogo. Fomos muito criticados pela análise muito pessimista que fizemos ao plantel do Santa Joana mas ao vermos a equipa em acção nesta primeira jornada, só podemos estar ainda mais convictos do que dissemos. Ana Carvalho e Ana Lopes bem tentaram remar contra a maré mas a qualidade é muito baixa e se a isto juntarmos uma deficiente recuperação defensiva, as coisas ficam muito negras para o Santa Joana que, voltamos a repetir, é para nós o principal candidato à descida de divisão. Para o Colégio foi praticamente um jogo-treino, tal a superioridade evidenciada. A equipa sai muito bem em transições e este jogo foi um bom exemplo disso. É difícil destacar jogadoras num jogo em que a rotação de todas as jogadoras foi um princípio, mas Carolina Monteiro nos contra-ataques e Bebiana Sabino pela presença física defensiva e por ter sido uma referência de ataque na primeira parte merecem esse destaque. O Colégio de Gaia, depois da catástrofe da Supertaça, teve digna presença europeia e iniciou o campeonato com o pé direito, provando que estão vivos para dar luta ao grande favorito Madeira Sad.

A grande surpresa do fim-de-semana aconteceu em Aveiro, com o Assomada a obter uma sensacional vitória diante do Alavarium. As lisboetas começaram de rompante, ganhando logo 6 golos de vantagem, com uma defesa muito avançada que causou grandes dores de cabeça às aveirenses. João Florêncio montou muito bem essa estratégia, roubou várias bolas e Odete Tavares em contra-ataque ia concretizando, enquanto em ataque organizado ra Kassia Cesar que se destacava. Depois de terem feito um mau jogo em Alcanena, o Assomada faz uma grande exibição e consegue a grande surpresa da jornada. O Alavarium foi exatamente o inverso. Depois de uma grande exibição na primeira jornada, esteve completamente desastrado. Em termos ofensivos, não conseguiu atacar a defesa aberta do Assomada e apenas a jovem Eulália Silva e Daniela Mendes conseguiam encontrar soluções ofensivas. O Alavarium ainda conseguiu estar na frente do jogo na segunda parte, mas depois os erros ofensivos sucederam-se e perdeu um encontro que ninguém esperava que perdesse mas que reflete exatamente o que se passou em campo.

O Colégio de Gaia venceu o Maiastars  exatamente pela margem que prevemos no texto “O jogo da semana” – 6 golos. Mas não foi uma vitória fácil, com uma primeira parte bastante equilibrada e apenas na segunda parte, o jogo correu mais favoravelmente ao colégio, muito bem comandando por uma inspirada Patrícia Lima e, sobretudo, pela forma excelente como o Colégio defendeu e saiu em contra-ataque, a sua grande maioria concretizados por Carolina Monteiro. Quem leu o nosso texto de antevisão deste jogo, dissemos que o Maiastars poderia ter problema na recuperação defensiva da sua ponta direita e foi exatamente isso que aconteceu. O Maiastars perdeu o jogo no aspeto em que costuma ser mais forte: a sua defesa. A equipa de José Carlos Ribas esteve muito longe daquilo que habitualmente faz, com erros nas trocas e desatenções básicas que perante uma equipa da qualidade do Colégio paga-se muito caro. No ataque, DianaOliveira como habitualmente destacou-se e desta vez apareceu uma Débora Moreno que mostra progressos e que tem tudo para estar a um nível superior ao da época passada. O Maiastars ambiciona chegar mais perto do patamar que o Colégio tem, mas precisa de defender como habitualmente de uma Mihaela Minciuna em melhor plano do que esteve numa estreia mais apagada do que se esperava.


Por último, mais uma surpresa com a vitória do JAC no pavilhão do Académico do Porto. A equipa de Alcanena quer mostrar-nos que a nossa previsão de descida de divisão está errada e começa o campeonato em grande com duas vitórias. A deste Sábado foi diante um adversário direto (tal como na semana passada), por isso conta quase a dobrar. E desta vez o JAC foi forte num aspeto do jogo em que costuma fraquejar – a defesa. A equipa de Marco Santos organizou-se muito bem perante um adversário que sabiam que não tinha grandes rematadoras exteriores. Sem fazer um jogo brilhante ofensivamente, conseguiu levar a água ao seu moinho, com Raquel Anacleto em muito bom plano e Ana Rita Henriques a repetir a boa exibição da ronda anterior. Do outro lado, um Académico do Porto que começa o campeonato da pior forma possível, com uma goleada em Aveiro e uma derrota em casa com um adversário direto e com uma exibição muito, muito má. Defensivamente, ainda foram cumprindo, mas em termos ofensivos o Académico revelou tudo aquilo que de mal temos apontado. Ataque desorganizado, previsível e sem profundidade. A única jogadora que conseguiu salvar-se do naufrágio coletivo foi Cristiana Alves que apontou 12 dos 18 golos da sua equipa, o que diz bem do seu rendimento e das restantes. O Académico tem que mudar muita coisa, porque este arranque foi do pior que seria possível imaginar-se.

Comentários

  1. Relativamente ao comentário do jogo Colégio-Maiastars a qual ponta direita se referem? É que jogaram no mínimo duas. Eu vi o jogo e vocês?
    Fiquei com a ideia que não viram o jogo, e sendo assim parece-me pouco ético e até mal intencionado culparem as pontas direitas que jogaram, pois se uma que jogou na primeira parte permitiu tantos golos como os que marcou (4 golos marcados e 4 sofridos) a que jogou quase toda a segunda parte por lesão da que jogou na primeira é só a capitã de equipa que é um exemplo dentro de campo e esse lugar até nem é o seu, pois como todos os que vêm os jogos sabem que é pivot. Fica aqui o esclarecimento aos srs(as) deste blogue, que toda a gente sabe quem são, para que acalmem um pouco o ressabiamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as ensinassem a correr mais para trás e deixassem de escrever estes comentários, se calhar a equipa saia a ganhar....

      Eliminar
  2. Afinal viram o jogo ou não? A que ponta direita se referem? Não responderam, parece me que tem andado a meter os pés pelas mãos e as mãos pelos pés. Pouca seriedade, também destes " bloguistas " não se poderia esperar mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho muito bem que os responsáveis deste blog não respondam a pessoas como o senhor. Mas é normal que o Maiastars com o investimento que fez este ano ande nervoso com as fracas exibições...

      Eliminar
  3. Na minha opinião o Académico foi superior ao JAC durante 20 minutos, a partir desse momento o JAC passou para a frente do marcador e segurou a vantagem. Vitória merecida e não demérito do Académico.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário