Análise ao Madeira Sad

                                                     



Iniciamos hoje a análise às equipas que vão participar na 1º divisão feminina. Apresentaremos as equipas por ordem de favoritismo, começando pela mais favorita. Destacaremos a estrela da equipa e também o treinador de cada equipa, tentando dar a conhecer mais do andebol feminino português.

Começamos pelo Madeira Sad, na nossa opinião a principal candidata ao título nacional. Eterna favorita a vencer a competição, nas últimas 5 épocas, apenas venceu uma vez. Muito pouco para a equipa que tem, de longe, o maior orçamento da competição. E a aposta esta época é ainda maior, conseguindo reforços de peso: Isabel Góis, Mónica Soares, Sara Gonçalves, Beatriz Sousa, Cristiana Morgado, Cláudia Vieira e mais um complemento para a equipa como é o caso de Mónica Gomes.

É o tudo ou nada da SAD, numa aposta fortíssima, com ordenados chorudos que convenceram jogadoras que diziam nunca mais jogarem na SAD a regressar, como são o caso de Isabel Góis e Sara Gonçalves. Pela primeira vez nos últimos anos, a equipa tem um “banco” com muita qualidade, podendo fazer uma rotação alargada, algo que não acontecia.

O sistema defensivo predominante deve continuar a ser um 6x0 muito sólido, onde a experiência de Renata Tavares faz impôr a sua lei, apresentando em alternativa um sistema defensivo 5x1 relativamente fechado.

Pontos fortes: Grande consistência defensiva, um plantel bem mais vasto do que nas épocas anteriores, uma liderança muito forte (por vezes forte demais), compromissos das atletas alicerçado em fortes compensações financeiras, excelente jogo para a pivot, fortíssimo contra-ataque este ano reforçado com Sara Gonçalves, talvez a melhor jogadora portuguesa nesta matéria.

Pontos fracos: A saída de Érica Tavares que carregou a equipa ao colo na época passada, deixa aquele sector algo débil, embora acreditamos que será uma questão de 1 ou 2 meses até Beatriz Sousa agarrar aquele lugar;  Demasiadas jogadoras com características semelhantes (Márcia Abreu, Cristiana Morgado, Cláudia Vieira, Filipa Correia, Mónica Gomes – que nos parece não ter capacidade para ter muitos minutos de jogo); A pressão de ganhar – quando uma equipa aposta financeiramente tanto como o Madeira Sad o fez este ano, a pressão de ser campeão pode afetar; A ausência de um público entusiasta que parece estar sempre a torcer pelo Sports Madeira e com vontade que o Madeira Sad escorregue.

7 previsivelmente mais utilizado: Isabel Góis, Renata Tavares, Sara Gonçalves, Mónica Soares, Márcia Abreu, Cristiana Morgado e Anaís Gouveia.  Cláudia Vieira e Filipa Correia serão jogadoras também bastante utilizadas e acreditamos que Beatriz Sousa rapidamente conquiste o lugar a titular em detrimento de Cristiana Morgado.

Acreditamos que o Madeira Sad seja o principal candidato à conquista do título e que a aposta fortíssima que está a ser feita financeiramente irá colher os seus frutos. Ao contrário do que temos lido, só acreditamos numa luta a 2 pelo título de campeão nacional, mas sobre isso falaremos nos próximos dias quando analisaremos as restantes equipas.

Para mais logo, deixamos uma análise mais detalhada da treinadora e das estrelas da equipa.

Comentários